Dissertações defendidas
2023
Lucimar Gonçalves
Dissertação: Subvertendo as regras do jogo político em 2018 e 2022: fake news como estratégias persuasivas em redes de desinformação pró Jair Bolsonaro
2021
Claudio Rogerio Quintas dos Santos.
Dissertação: Da tela grande à palma da mão: as novas configurações dos audiovisuais
no tripé produção, exibição e consumo.
Bianca Natalia de Souza Mier Biadeni.
Dissertação: #Studygram: O estudante conectado e os modos ?instagramáveis? de
estudar.
2020
Rosa Alexandra Ribeirinho da Fonseca.
Dissertação: Convocações para o consumo de um estilo de vida mobile nas narrativas
do Airbnb.
Carolina Troccoli de Nogueira Saboia.
Dissertação: Consumindo narcocelebridades: o tratamento midiático de Pablo Escobar
em El patrón del mal.
2019
Marcelo de Andrade.
Dissertação: Comunicação e lógicas do consumo nos contextos digitais: convocando o
consumidor conectado.
Vivian Layane de Araújo Barroso Veras.
Dissertação: Narrativas inspiracionais, moda e autoajuda: convocação neoliberal ao
consumo de subjetividades em Girlboss, de Sophia Amoruso.
2018
Luciana da Silva Correa.
Dissertação: Ele é meu amigo: comunicação, consumo de smartphones e o
envelhecimento conectado.
2017
Kareen Regina Terenzzo.
Dissertação: Comunicação, consumo e envelhecimento prêt-à-porter: Jane Fonda e o
ideal do envelhecimento bem-sucedido.
Rafael José Oliveira Ofemann
Dissertação: Cultura participativa na cibercinefilia: produção e consumo cinéfilo na
internet.
2016
Tania Zahar Mine.
Dissertação: Comunicação, Consumo e Envelhecimento: (in)comunicação com o
consumidor mais velho na internet.
Gracy Cristina Astolpho Duarte.
Dissertação: Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais: a
convocação do consumidor conectado.
2015
Fernando José Sousa da Silva.
Dissertação: O balançar da rede: turismo comunitário da Rede Tucum no Facebook.
2014
Marcos Roberto Hiller.
Dissertação: Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de
jovens estudantes em um site de rede social digital.
2013
Marcelo Victor Teixeira.
Dissertação: Comunicação e consumo no mundo dos games: estratégias de
monetização em jogos sociais digitais.
2012
Matheus Matsuda Marangoni.
Dissertação: Advertainment: entretenimento e ação publicitária no YouTube.
2011
Clarisse Setyon
Dissertação: Sexo, mercadoria e consumo em HQ: comunicação, empreendedorismo e
gestão de si como produto.
Chirles Virginia Antas de Oliveira.
Dissertação de mestrado: O discurso sustentável e da responsabilidade social na
estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania.
2010
Igor da Costa Bento.
Dissertação de mestrado: Ouvidos de Mercador: novas configurações da comunicação
e de consumo digital na cena paulistana.
Mauro Miguel Rodrigues Berimbau.
Dissertação de mestrado: Advergames: comunicação e consumo de marcas.
2009
Margarete Schimidt Mendes Garcia.
Dissertação de mestrado: Cenas da vida virtual: amor, corpo e subjetividade numa
sociedade do consumo e do entretenimento.
2008
João Osvaldo Schiavon Matta.
Dissertação de mestrado: Estratégias midiáticas de uma popstar na internet: Avril
Lavigne no Orkut.
Teses
2018
Beatriz Braga Bezerra
O VALOR PEDAGÓGICO DA PUBLICIDADE: Uma reflexão sobre comunicação e consumo a partir de anúncios
do iPhone no YouTube
2017
Vicente Martin Mastrocola
WEARABLE TECHNOLOGIES: comunicação e consumo no contexto de possíveis reconfigurações humano-tecnológicas