Com alegria, informamos a publicação do e-book “Conexões sociotécnicas: comunicação e subjetividades nas lógicas de consumo”, resultado das pesquisas promovidas pelo Conex.lab em 2024.
Constatar que vivemos em um mundo crescentemente midiatizado significa reconhecer a presença da mídia – aqui definida como o conjunto de meios de comunicação organizados em rede – no cotidiano de grande parte das populações. Não se pode tratar da cultura midiática sem considerar sua estreita vinculação com as lógicas e dinâmicas do consumo. Entendemos o consumo como fenômeno sociocultural complexo, muito além do comportamento de compra que caracteriza a pragmática apreensão mercadológica deste fenômeno.
Sobre o título da obra, consideramos as tecnologias cibernéticas de comunicação e informação como parte de um sistema cultural e político de controle para a consolidação neoliberal da economia e da organização social que caracteriza o nosso tempo. Desse modo, as conexões sociotécnicas podem ser tomadas como novas formas do neoliberalismo neste século XXI, e aqui destacamos seus desdobramentos na modulação das subjetividades. O extrativismo de dados e a inteligência artificial são utilizados como ferramentas de organização, gestão e controle da vida no contemporâneo.
Entendemos ser relevante e necessário cartografar novas configurações das subjetividades promovidas pelas lógicas de consumo que caracterizam as plataformas digitais em que se dá grande parte das interações sociais hoje em dia. Nesse afã, é preciso mapear as dificuldades, os constrangimentos e também os modos de resistência e luta em circulação nestes fascinantes e conturbados tempos em que vivemos.
Acesse o PDF aqui >>> Livro
CASTRO, Gisela G. S. (org.). Conexões sociotécnicas: comunicação e subjetividades nas lógicas de consumo. São Paulo: Conex.lab ESPM, 2024. ISBN: 978 6501 23900-2

