Adriana Lima
DoutoraDoutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP. Doutora e Pesquisadora na modalidade de Bolsa Sanduíche (PDSE 2018) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Especialista em Gestão da Comunicação, Política, Educação e Cultura pela ECA-USP. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Populismo do Século XXI (UNL) e do Comitê ESPM de Direitos Humanos. Pesquisadora convidada nos grupos Conex.lab e BIOCON, ambos do PPGCOM-ESPM-SP. Áreas de pesquisa: comunicação, consumo e cidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4660621706844251
Bianca Biadeni
DoutorandaJornalista, mestre e atualmente doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ambos realizados com bolsa CAPES - PROSUP. Possui especialização em em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Universidade de São Paulo (USP). Como pesquisadora, se concentra em temas como cultura digital, o consumo de plataformas digitais e a modulação das subjetividades. A pesquisa atual busca entender como a Educação formal e o Trabalho estão sendo transformados pelas plataformas digitais e as implicações sociais que esse fenômeno deve produzir nos próximos anos. Ao longo da carreira tem buscado integrar academia e mercado em suas pautas, para contribuir com temas relevantes para a sociedade. Contato: biancabiadeni@gmail.com.
Bruno Vasconcelos
DoutorandoDoutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde realiza pesquisa sobre como as demandas por diversidade e inclusão dos grupos minorizados têm sido utilizadas publicidade brasileira atual como uma estratégia retórica para a legitimação do capitalismo. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolveu pesquisa sobre a imersão em games musicais. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor dos cursos de Comunicação do Centro Universitário 7 de Setembro (2013-2016) e da Faculdade Cearense (2013). email: vasconceloslb@gmail.com
Glória Barreto
MestrandaMestranda em Comunicação e Práticas de Consumo, pela ESPM, SP. Bolsista CAPES na modalidade taxas. Especialista em Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2019). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio São Luís (2016); Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Bagozzi (2008); Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas do Planalto Central (2002); Tem experiência como professora do ensino fundamental e já esteve a frente de diferentes cargos na gestão escolar, incluindo o trabalho de diretora escolar, concursada no Estado do Paraná. Na comunicação atuou como repórter, jornalista em portal de notícias, produtora, roterista, assessora de comunicação, assessora de imprensa e professora universitária.
Luara Fukumoto
MestrandaMestranda bolsista CAPES PROSUP. Especialista em Striving in the Managerial World (HSM University) e Gestão de Relacionamento com Clientes (Senac). Graduada em Marketing (Senac) e atuante na área desde 2001 em multinacionais japonesas. Coordenou equipe que levou a Mitsubishi Materials Corporation ao Top of Mind do segmento em seu primeiro ano no Brasil. Atualmente pesquisa áreas relacionadas a idadismo, envelhecimento, comunicação, consumo e relações de gênero no mundo corporativo. Bolsista assistente da coordenação editorial da revista Comunicação Mídia e Consumo (Qualis A3). Desenvolve projetos de Estratégia de Marca e Planos de Negócios em sua consultoria, Simbios Negócios.
Marcos Hiller
DoutorandoDoutorando e mestre em comunicação e consumo pela ESPM, também bacharel em Administração de Marketing pela mesma instituição. Professor convidado de MBA em escolas de negócios como ESPM, FIA-USP, FGV Management, SENAC/SC e Universidade de Coimbra. Sua pesquisa atual aborda as transformações do mundo do trabalho, com foco na precarização, uberização e influência da racionalidade neoliberal na publicidade. Contato: marcos.hiller@espm.br
Martina Viegas
DoutorandaDoutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP) com bolsa Capes. Pela Universidade Feevale – RS: mestra em Processos e Manifestações Culturais; pós-graduada em Design de Superfície e graduada em Design Gráfico. É professora nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na Belas Artes (FEBASP-SP). Seus interesses de pesquisa abarcam feminismos, corpo gordo e beleza na moda, afetos e subjetividades, além de temas relacionados à produção e editoração gráfica. É coordenadora criativa na agência U5 Marketing, estando à frente de uma equipe de redatores e designers. Com carreira iniciada em 2006, atende marcas brasileiras e internacionais procurando fazer sua pesquisa ecoar da academia para o mercado criativo e vice e versa.
Rogério Boccuzzi
MestrandoMestrando em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM, pós-graduado em Marketing de Serviços na FAAP, graduado em Publicidade e Propaganda na UNIP. Gerente de marketing na Sarfam, empresa do grupo Safic Alcan. Professor no curso de pós-graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza na ESPM, e na graduação em Estudo e Planejamento de Mídia na UNASP. Atualmente pesquisando Personagens Virtuais nas redes sociais, suas origens e relação com as marcas. Contato: robocc@gmail.com
Rosa Fonseca
DoutorandaMestre e doutoranda do PPGCOM da ESPM com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa. Sua dissertação deu forma ao livro “A vida mobile no capitalismo de dados” (ed. Pimenta Cultural, 2020), onde analisa a comunicação de negócios digitais e a constituição do consumidor conectado. Atualmente, Rosa estuda a promoção da exploração privada do espaço. Com mais quinze anos de carreira corporativa e cinco como professora universitária, Rosa é bacharel em Propaganda e Marketing (Mackenzie) e pós-graduada em Comunicação Corporativa (Cásper Líbero), com especialização em Responsabilidade Social Corporativa (USP) e em empreendedorismo social e inovação (Rollins College).